Photo exhibition "PASSÉ DECOMPOSÉ – V"

Integrated in the “photographya project”, my collection “Passé Decomposé” will be present from the 25th July until the 3th September at Hotel D. Luis, in Coimbra.

O “ Photographya Project “ promove e organiza a exposição individual de fotografia “ Passé Decomposé - V ” de Luís dos Santos, que está patente ao público no Hotel D. Luís, todos os dias da semana entre as 10.00 h e as 24.00 h, de 25 de Julho a 3 de Setembro de 2010.

Em Beelitz-Heilstätten encontra-se localizado um grande complexo hospitalar que abrange cerca de 60 edifícios, incluindo uma central térmica edificada em 1898 de acordo com os planos do arquitecto Heino Schmiede.
Originalmente concebido como um sanatório pelos serviços de saúde da cidade de Berlim, este complexo hospitalar foi convertido a partir do inicio da primeira grande Guerra num hospital militar do exercito imperial alemão.
De entre os muitos pacientes que ali por ali passaram, destaca-se a presença de Adolf Hitler que recuperou ali durante Outubro e Novembro de 1916 após ter sido ferido numa perna na batalha de Somme.
Em Dezembro de 1990, Erich Honecker foi admitido em Beelitz-Heilstätten após ter sido forçado a rescindir o cargo de chefe do governo da Alemanha de Leste.
Em 1945, Beelitz-Heilstätten foi ocupado pelas forças soviéticas, e o complexo permaneceu um hospital militar soviético até 1995, bem após a data da reunificação alemã.
Esta série de fotografias foi capturada cerca de 10 anos após o abandono do hospital pelo exercito soviético, e retratam o estado de ruína daquele que foi em tempos o maior sanatório alemão, bem como o maior hospital militar soviético fora das fronteiras da U.R.S.S.

Luís dos Santos: http://luisdossantos.net
Photographya Project: ( Facebook )
Apoio: United Photo Press